O jogo é um shooter tático jogado a partir de uma perspectiva em primeira pessoa. Como o título sugere, uma grande parte do jogo consiste em furtividade, demarcando alvos e disparando rifles de precisão. As trajetórias dos projéteis estão sujeitas ao vento, gravidade e tempo de voo, fatores que os jogadores devem levar em conta ao atirar. Para simplificar esse procedimento, as configurações de dificuldade mais fáceis contêm indicadores que destacam os inimigos e mostram precisamente onde uma bala atingirá.
As principais armas utilizadas no jogo são pistolas silenciadas, facas e vários tipos de rifles de precisão. Em missões que são jogadas com personagens que não são franco-atiradores, o aspecto furtivo é descartado em favor de cenários mais rápidos de "correr e atirar". Uma exceção a isso são as missões de localização, em que o objetivo principal consiste em marcar alvos para um personagem de atirador controlado por computador.
A maior parte do jogo se passa em um ambiente de selva densa. As sobreposições de waypoint sempre exibem as rotas corretas pelas áreas que os jogadores devem atravessar. Embora essas rotas não precisem ser seguidas exatamente, o design do nível geralmente garante um caminho linear geral devido à colocação de obstáculos e paredes invisíveis. Muitos waypoints acionam eventos de missão com script, e alguns waypoints atuam como checkpoints, que salvam automaticamente o jogo.
A campanha para um jogador de Sniper: Ghost Warrior é composta por quatro atos separados, cada um dos quais lida com um conflito diferente. Todos os atos são divididos em várias missões, que geralmente retratam o mesmo evento de diferentes pontos de vista. Por exemplo, em um segmento, os jogadores podem estar participando de um ataque de infantaria a um acampamento inimigo, enquanto no próximo segmento eles assumem o papel de um franco-atirador de apoio que apoia o ataque. Há conteúdo para download disponível para o título que continua perfeitamente a linha da história com três missões de campanha adicionais.