Populous: The Beginning é um jogo de estratégia e estilo deus. É a terceira entrada da série de videogames Populous, desenvolvida pela Bullfrog Productions em 1998. A versão para PC do jogo foi lançada em 30 de novembro de 1998 e uma versão para PlayStation foi posteriormente desenvolvida e lançada em 2 de abril de 1999.
Ao contrário dos jogos anteriores da série, que colocavam o jogador no papel de um deus influenciando seguidores leais, The Beginning teve uma mudança radical e colocou o jogador no papel de um xamã, que lidera diretamente sua tribo contra oponentes. Ao longo das vinte e cinco missões da campanha, o jogador lidera sua tribo através de um sistema solar, dominando tribos inimigas e explorando novas fontes de magia, com o objetivo final de o xamã atingir a divindade.
Populous: The Beginning foi a primeira entrada da série a usar gráficos de computador 3D verdadeiros; Bullfrog esperou quatro anos após Populous II: Trials of the Olympian Gods para que a tecnologia gráfica pudesse alcançar sua visão de um jogo novo e diferente da série. Os desenvolvedores consideraram a adição de deformação e manipulação do terreno, combinada com aldeões "inteligentes" que automaticamente atendiam às tarefas, para adicionar uma dimensão totalmente nova à série. O título original do jogo era Populous: The Third Coming antes de ser alterado antes do lançamento beta.
Populous: The Beginning é muito diferente dos títulos anteriores e recebeu críticas mistas. Os revisores notaram positivamente os excelentes gráficos, enquanto as reclamações foram direcionadas à inteligência artificial e à indecisão no design do jogo entre ser um título de estratégia em tempo real e um jogo divino. Peter Olafson da GamePro escreveu que Populous: The Beginning não era um jogo ruim, na verdade um bom; "mas é um jogo diferente - um sem uma qualidade por excelência que definiu Populous."