Metroid Prime é um videogame de ação e aventura em primeira pessoa desenvolvido pela Retro Studios e pela Nintendo para o console de videogame GameCube. Foi lançado na América do Norte em 17 de novembro de 2002 e no Japão e na Europa no ano seguinte. Metroid Prime é a quinta parcela principal da série Metroid, e o primeiro jogo Metroid a usar computação gráfica 3D. Como a exploração tem precedência sobre o combate, a Nintendo classifica o jogo como uma aventura em primeira pessoa ao invés de um jogo de tiro em primeira pessoa. No mesmo dia de seu lançamento na América do Norte, a Nintendo também lançou o jogo Metroid Fusion para Game Boy Advance, marcando o retorno da série Metroid após um hiato de oito anos após Super Metroid (1994). Metroid Prime é o primeiro do enredo de três partes Prime, que se passa entre o Metroid original e Metroid II: Return of Samus. Como os jogos anteriores da série, Metroid Prime tem um cenário de ficção científica em que os jogadores controlam o caçador de recompensas Samus Aran. A história segue Samus enquanto ela luta contra os Piratas Espaciais e seus experimentos biológicos no planeta Tallon IV. O jogo foi uma colaboração entre a equipe da Retro em Austin, Texas, e funcionários japoneses da Nintendo, incluindo o produtor Shigeru Miyamoto, que sugeriu o projeto após visitar a sede da Retro em 2000. O jogo recebeu elogios da crítica e sucesso comercial, vendendo mais de um milhão de unidades em Apenas na América do Norte. Ele ganhou uma série de prêmios de Jogo do Ano e é considerado por muitos críticos e jogadores como um dos melhores videogames já feitos, permanecendo como um dos jogos mais bem avaliados no Metacritic. Em 2009, uma versão aprimorada foi lançada para o Wii como um jogo autônomo no Japão e como parte da compilação internacional Metroid Prime Trilogy.