JackkyFrostt
(4.5)
*LEGO® Star Wars™: A Saga Skywalker*
----------------------------------------------
Feliz 2025 !
Minha primeira análise do ano é do melhor LEGO que já joguei, e começo este texto citando que LEGO® Star Wars™ - The Complete Saga foi o primeiríssimo jogo que zerei na vida através do bom e velho PS2. Este "A Saga Skywalker" é praticamente um remake! Que, por sua vez, também adiciona os "novos" episódios controversos da saga de filmes Star Wars. Este remake traz lindos gráficos, uma gameplay maravilhosa (nem parece que você está jogando um LEGO), dublagem completa em PT-BR (o jogo original nem tinha vozes), alto nível de exploração e muita diversão.
Como eu havia citado, o jogo cobre todos os nove filmes da saga principal, permitindo aos jogadores reviverem eventos desde "A Ameaça Fantasma" até "A Ascensão Skywalker". A história dos filmes é apresentada de forma modificada e reinterpretada para se encaixar no estilo característico de LEGO, sem esquecer a fidelidade, porém com o humor clássico que é a marca registrada. O jogo foca nos eventos mais icônicos de cada filme, deixando de lado alguns detalhes menores. Isso garante que a narrativa avance de forma rápida e envolvente. É de extrema importância lembrar que esse tipo de jogo tem seu público-alvo, então todos os acontecimentos considerados minimamente "pesados" são apresentados de forma descontraída e bem-humorada (toda análise de jogos LEGO eu repito isso, pois já vi muita gente reclamando que o jogo não foi fiel à obra original e cortou ou alterou certas cenas).
A exploração é um dos pontos principais do jogo, oferecendo uma experiência rica e diversificada em um universo repleto de planetas icônicos e cenários detalhados. Cada local é projetado para capturar a essência do universo Star Wars, equilibrando a fidelidade dos cenários com o estilo divertido e criativo de um LEGO. Cada planeta tem suas áreas acessíveis, oferecendo uma variedade de ambientes que refletem os eventos dos filmes e os expandem com detalhes extras. O jogo possui uma GRANDE quantidade de conteúdo secundário, muitas missões paralelas, puzzles, tesouros, personagens desbloqueáveis e quantidades exageradas de colecionáveis (o que pode se tornar o terror do seu 100%). O uso de naves é um elemento muito importante que amplia a escala do jogo, melhorando a experiência completa da exploração da galáxia. Isso vai desde combates estelares até viagens interplanetárias. Missões e explorações com as naves são muito divertidas e foram um baita acerto da equipe criativa (podíamos controlar naves em alguns trechos do jogo original, mas era algo bem limitado pela época).
O sistema de combate foi completamente reformulado, oferecendo uma experiência muito mais dinâmica e fluida em comparação aos jogos LEGO anteriores. Os personagens têm acesso a combos simples que permitem misturar golpes leves, fortes e ataques aéreos. A mecânica de esquiva foi introduzida, permitindo que os jogadores rolem para fora de ataques inimigos. O combate com sabres de luz ficou bastante dinâmico, já que os jogadores podem usar os sabres para bloquear ataques e refletir disparos de blasters. Armas de fogo e habilidades à distância também estão presentes. Personagens armados com blasters podem mirar e atirar em um estilo clássico de jogos de tiro em terceira pessoa. Vale citar que o jogo possui um sistema de classes, que categoriza os diversos personagens do jogo com base em suas habilidades e funções. Cada classe tem habilidades únicas que afetam a gameplay, como combate, exploração e resolução de quebra-cabeças. Isso incentiva o uso de diferentes personagens para aproveitar suas especialidades e desbloquear segredos nos mapas, além de cada classe possuir sua própria árvore de habilidades.
Os gráficos representam um grande avanço em comparação aos demais jogos da franquia LEGO. Eles combinam a estética única das peças LEGO com um nível impressionante de detalhes visuais. Os cenários combinam materiais realistas, como rochas, água e solo, com construções feitas de peças LEGO, criando um contraste interessante que proporciona uma sensação de que os mundos são vivos e, ao mesmo tempo, fazem jus a um universo LEGO.
Por fim, digo que LEGO Star Wars: A Saga Skywalker foi um dos melhores jogos que joguei em 2024 e uma experiência incrivelmente nostálgica para mim. Se você jogou LEGO Star Wars™ - The Complete Saga, não irá se arrepender de jogar este aqui. Caso você nunca tenha curtido nenhum LEGO, digo que este tem grandes chances de te agradar, já que sua gameplay se diferencia de todos os outros jogos da franquia e, em diversos momentos, nem parece ser um LEGO! Não vale R$ 199,99 nem sob ameaça de pedrada, preço ABSURDO... Recomendo aguardar boas promoções (geralmente os menores preços desse jogo se encontram na Nuuvem, inclusive comprei por lá).
----------------------------------------------
9.5