Grandia II é um RPG desenvolvido pela Game Arts originalmente para o console Dreamcast como parte de sua série Grandia. Inicialmente lançado no Japão em agosto de 2000 pela Game Arts, o jogo foi posteriormente disponibilizado em inglês para a América do Norte em dezembro seguinte e na Europa em fevereiro de 2001, com ambos os lançamentos publicados pela Ubisoft. O jogo foi posteriormente portado para o Sony PlayStation 2, onde foi lançado mundialmente ao longo de 2002, e posteriormente para o Microsoft Windows exclusivamente na América do Norte e na Europa no final daquele ano. Uma porta aprimorada, baseada na versão Dreamcast e intitulada Grandia II Anniversary Edition, foi lançada em 24 de agosto de 2015 no Steam e GOG.com. O jogo foi desenvolvido por muitos dos mesmos membros da equipe que trabalharam no Grandia original, incluindo o compositor Noriyuki Iwadare, mas foi projetado com base na ideia de criar um produto mais "maduro" do que o título anterior, bem como o primeiro da série. para apresentar gráficos totalmente tridimensionais. O jogo se passa em um mundo de fantasia milhares de anos após uma batalha entre Granas, o deus da luz, e Valmar, o deus das trevas, quase destruiu o planeta até que Valmar foi dividido em pedaços e espalhado pela terra. Após a batalha, a Igreja de Granas levou a humanidade à prosperidade ao espalhar a palavra do bem, mas quando um jovem mercenário chamado Ryudo é encarregado de proteger uma cantora da igreja chamada Elena, sua jornada revela que a história da igreja, assim como a história do mundo, não é tudo o que parece. Enquanto a versão Dreamcast original do jogo recebeu uma resposta amplamente positiva dos críticos no Japão e no Ocidente, suas portas posteriores para o PlayStation 2 e PC foram normalmente vistas como inferiores devido a uma combinação de deficiências técnicas e outros jogos de alto perfil lançados durante a transição.