Virtua Racing ou V.R. para abreviar, é um jogo de arcade de corrida de Fórmula Um, desenvolvido pela Sega AM2 e lançado em 1992. Virtua Racing foi inicialmente um aplicativo de prova de conceito para exercitar uma nova plataforma de gráficos 3D em desenvolvimento, o "Modelo 1". Os resultados foram tão encorajadores que o Virtua Racing foi totalmente desenvolvido em um título de arcade autônomo. Embora seu uso de gráficos poligonais 3D tenha sido anterior aos rivais de fliperama Namco (Winning Run em 1988) e Atari (Hard Drivin' em 1989), o Virtua Racing melhorou muito os visuais em termos de contagem de polígonos, taxa de quadros e complexidade geral da cena, e exibiu vários ângulos de câmera e personagens não-jogadores humanos em 3D, o que contribuiu para uma maior sensação de imersão.
Virtua Racing é considerado um dos videogames mais influentes de todos os tempos, por estabelecer as bases para jogos de corrida 3D subsequentes e por popularizar gráficos poligonais 3D entre um público mais amplo. O jogo de arcade original tem três níveis, divididos em dificuldades. Iniciante é "Big Forest", intermediário é "Bay Bridge" e especialista é "Acropolis". Cada nível tem sua própria característica especial, por exemplo, o parque de diversões em "Big Forest", ou a própria "Bay Bridge", ou o gancho apertado de "Acropolis". Ao selecionar um carro, o jogador pode escolher diferentes tipos de transmissão. A VR introduziu o "Sistema de visualização VR", permitindo ao jogador escolher uma das quatro visualizações para jogar. Esse recurso foi então usado na maioria dos outros jogos de corrida arcade da Sega (e é mencionado como um recurso no modo de atração de jogos como Daytona USA). Posteriormente, foi portado para consoles domésticos, começando com o Mega Drive/Genesis em 1994.