O jogador controla Yarni, um homem de lã. O yarni surge na casa humana, a partir do emaranhado de fios usados para tricotar pelos habitantes desta casa. Yarni anda pela casa, vai ao quintal, examina a vizinhança. É pequeno e por isso uma caneca, um canteiro de flores ou uma bicicleta de criança são obstáculos no seu caminho. Mas o fio de que o Yarni é feito está sujeito a ele, ele pode agarrar o objeto, se puxar para cima e subir, balançar e pular, talvez até puxar o fio e andar como um equilibrista. A variedade dessas técnicas é grande o suficiente, dicas ajudam a usá-las. Você pode interagir com todos os objetos, às vezes há criaturas que podem bloquear o caminho - por exemplo, insetos. O fio não pode ser desenrolado indefinidamente, é necessário monitorar seu consumo. Às vezes você pode devolver o fio desenrolado de volta ao "corpo", às vezes pode aumentar a quantidade de fio, encontrando uma nova peça. A coisa mais valiosa que Yarni encontra são as memórias. Memórias de uma família de pessoas, da qual ele próprio "vem". As memórias são pintadas com emoções diferentes, um número suficiente de memórias coletadas abre a entrada para os níveis seguintes. No jogo, existem duas linhas de eventos. Eventos do passado surgem como memórias, são encontrados por Yarni. Ao mesmo tempo, a jornada Yarni vai no presente - e também serve como fonte de eventos que constituem não o passado, mas o presente.