Este jogo de corrida em terceira pessoa se assemelha à série Lotus anterior de Gremlin, em termos de aparência geral, até a fonte de texto usada no jogo. Sua tarefa é correr por 16 países, cada um com quatro corridas, com muitos circuitos do mundo real recriados em locais incongruentes (como o layout de Monza em Ayers Rock e o antigo Hockenheim em Vancouver).
Esses blocos de quatro corridas representam cada um seu próprio mini-campeonato, no qual você corre contra 19 carros, precisando terminar entre os 10 primeiros para continuar, e com os 6 melhores pontuando 10-6-4-3-2-1, e a respectiva quantia em milhares. Isso pode ser gasto em várias atualizações, desde motor a pneus (úmidos e secos) e amortecedores (dianteiros, laterais e traseiros) a caixas de câmbio.
A abordagem ideal é comprar as versões mais caras o mais rápido possível, pois você não economiza ao atualizar. Se você vencer o campeonato de quatro corridas, receberá a próxima senha.
Você recebe uma quantidade definida de nitro boost para usar durante cada corrida, embora nitros de bônus, dinheiro e token de aceleração instantânea apareçam em muitas pistas. Perigos como poças, barreiras e rampas também são frequentes.
Top Gear 2 (lançado como Top Racer 2 no Japão) é a sequência do jogo de corrida de 1992 Top Gear. Lançado pela primeira vez em agosto de 1993 para o SNES, 24 de maio de 1994 para o Sega Genesis e em 1994 para o Amiga. Foi desenvolvido pela Gremlin Interactive e publicado pela Kemco para o SNES e pela Vic Tokai para o Genesis. Embora mais realista que seu antecessor, Top Gear 2 manteve a jogabilidade estilo arcade pela qual a série é conhecida. O jogo foi bem recebido pelos críticos e fãs.