The Elder Scrolls V: Dawnguard é o primeiro add-on / DLC oficial.
Dawnguard gira em torno de uma antiga profecia predita por um Elder Scroll. Predizendo a eterna ofuscação do sol, o pergaminho dava instruções sobre como realizar um ritual mágico com um arco mítico e um sacrifício de sangue especial. Uma legião de vampiros conhecida como Clã Volkihar, liderada por Lord Harkon, busca realizar a profecia realizando o ritual; o Dawnguard, uma facção de caçadores de vampiros empunhando besta, contraria seus objetivos. O protagonista Dragonborn de Skyrim escolhe se vai se juntar ao Dawnguard e evitar que Nirn seja mergulhado em uma noite irrevogável, ou ajudar o clã de vampiros a realizar sua ambição malévola.
introduzidas em Dawnguard são duas árvores de habilidade únicas, uma para o vampirismo conhecido como "Senhor dos Vampiros" e uma para a licantropia.
Vinte e duas missões apresentadas no plug-in; existem doze na missão principal, com várias missões secundárias opcionais. Algumas missões radiantes e repetíveis também podem ser concluídas. A questline bifurca-se em "A New Order", onde a lealdade entre o Clã Volkihar e o Dawnguard deve ser selecionada. O lado escolhido é irreversível.
Há uma tonelada de novos itens, pessoas e armas adicionados com este DLC