O Superbike World Championship é o primeiro produto após a saga Screamer que a Milestone desenvolve com a Electronic Arts. O jogo emula a física real de todas as cinco motos do campeonato (Ducati, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha), reproduzindo cuidadosamente o piloto, seus movimentos tanto no chão quanto na moto, e as pistas reais do Superbike World Championship em todos os seus detalhes e diferentes condições atmosféricas. Seis opções de jogo e oito configurações de realismo (frenagem, controle de tração, pilotagem assistida, regras do campeonato, etc.) contribuem para dar a este título uma experiência de direção simulada, mas engraçada, mergulhando o jogador no mundo da Superbike. Os modos de jogo disponíveis são Arcade e Simulação. Ambos têm suas próprias características e permitem que o jogo seja adaptado ao alvo. O modo Arcade permite selecionar a moto para correr, o piloto - seu nome pode até ser alterado - e se deve começar uma única corrida ou um campeonato completo. Tudo o que precisa ser feito é vencer todos os GPs individuais ou obter a primeira posição até o final do campeonato. Para ganhar um Campeonato em Simulação, o jogador deve tirar o melhor proveito de sua moto, alterando todos os parâmetros que o jogo oferece. O Campeonato Mundial de Superbike oferece 12 circuitos ao redor do mundo, incluindo Monza, Laguna Seca e Brands Hatch. Várias motos da temporada de 1997 estão disponíveis nos modos arcade e simulação; da Ducati, Yamaha, Suzuki e Kawasaki, pilotadas por ases como Kocinski, Carl Fogarty, Scott Russell, Aaron Slight e Pierfrancesco Chili.