Starlancer é um jogo de computador de simulação de voo de ficção científica espacial, criado por Erin Roberts, Chris Roberts e Warthog PLC sob os auspícios da Digital Anvil.
Estamos no ano de 2160. A humanidade colonizou o sistema solar e duas entidades políticas emergiram: a Aliança, composta por forças americanas, australianas, francesas, espanholas, italianas, japonesas, britânicas e alemãs, e a Coalizão, composta por interesses russos, chineses e do Oriente Médio. O jogo começa com um ataque surpresa ao Forte Kennedy, onde um tratado de paz se transforma em um banho de sangue: todos os quatro planetas internos são invadidos, incluindo a própria Terra, e as frotas italiana e francesa são completamente perdidas. A frota da Aliança se reagrupa em Tritão, a lua de Netuno, e tenta recuperar o território perdido. O jogador assume o papel de um piloto novato no 45º Esquadrão Internacional de Voluntários, sob o comando do Capitão Robert Foster e da Comandante de Ala Maria Enriquez, a bordo do porta-aviões britânico ANS Reliant, reativado.
Assim como em Wing Commander: Prophecy, a habilidade de voo do piloto é o único parâmetro pelo qual o sucesso e o fracasso são medidos, embora Starlancer não apresente tantas missões ramificadas. Assim como em Wing Commander I, o piloto pode ser promovido ao longo da campanha; ao contrário de WCI, sua patente determina quais caças e mísseis ele pode escolher usar durante cada missão. O jogo oferece um "porta-aviões virtual" para navegar, incluindo tripulantes próximos, cuja reação a você depende de sua patente e posição atuais. No entanto, a verdadeira joia do jogo reside em suas transmissões de notícias em texto e vídeo, que mantêm o jogador informado sobre o status do restante da guerra, que parece estar progredindo logo ali. Os jogadores frequentemente se veem voando ao lado de esquadrões e pilotos dos quais ouviram falar recentemente no noticiário, proporcionando uma dose de "exposição de celebridade" e também aumentando a sensação de que são apenas uma parte de um esforço de guerra muito maior.
A história de Starlancer continua no projeto Freelancer de Chris Roberts, embora os dois pertençam a subgêneros diferentes (o primeiro é focado puramente em ação, o último também apresenta negociação e o jogador pode se mover livremente pelo universo do jogo quando não estiver em uma missão).