StarCraft: Ghost é um videogame militar de ação furtiva e ficção científica cancelado, anteriormente em desenvolvimento pela Blizzard Entertainment. Parte da série StarCraft da Blizzard, o jogo foi anunciado em 20 de setembro de 2002 e seria desenvolvido pela Nihilistic Software para os consoles de videogame Nintendo GameCube, Xbox e PlayStation 2. Vários atrasos no desenvolvimento fizeram com que a Blizzard adiasse a data de lançamento e o jogo ainda não se materializou. A Nihilistic Software cedeu o desenvolvimento para a Swingin' Ape Studios em 2004 antes da Blizzard comprar a empresa, e os planos para a versão do GameCube foram cancelados em 2005. A Blizzard anunciou em março de 2006 que o jogo foi colocado em "espera indefinida" enquanto a empresa investigava as possibilidades do console de videogame de sétima geração. Declarações públicas subsequentes do pessoal da empresa foram contraditórias sobre se a produção seria renovada ou se os elementos planejados da história seriam trabalhados em outros produtos. O atraso contínuo de Ghost fez com que ele fosse rotulado como vaporware, e foi classificado em quinto lugar no Prêmio Vaporware anual da Wired News em 2005. Em 2014, o presidente da Blizzard Mike Morhaime confirmou que Ghost foi oficialmente cancelado. Ao contrário de seu antecessor de estratégia em tempo real StarCraft, Ghost é um jogo de tiro em terceira pessoa e foi criado para dar aos jogadores uma visão mais próxima e pessoal do universo StarCraft. Seguindo Nova, um agente de espionagem psíquica Terrano chamado de "fantasma", o jogo se passa quatro anos após a conclusão de StarCraft: Brood War e cobre uma conspiração sobre um projeto militar secreto conduzido pelos superiores de Nova no Domínio Imperial Terrano. Muito pouco do enredo do jogo foi lançado; no entanto, em novembro de 2006, após o adiamento do jogo, um romance foi publicado chamado StarCraft Ghost: Nova, que cobre a história de fundo do personagem central.