Rhythm Storm é um roguelike bullet heaven/sobrevivência de hordas com forte ênfase no ritmo. Seu veículo atira automaticamente (mas você pode assumir o controle com dois analógicos a qualquer momento), enquanto você controla o movimento e um poder especial. Você escolhe um veículo, define sua configuração inicial e habilidades, e então parte para a ação. Quase tudo no mundo (exceto você) se move no ritmo da música, e seu objetivo é sobreviver até o final de cada música. Há 3 mundos principais, um chefe, e um mundo bônus — cada um com sua própria música e combinação de inimigos únicos.
--GRÁFICOS VETORIAIS, SEM TEXTURAS--
Rhythm Storm usa linhas e polígonos sem texturas para renderizar o mundo do jogo e a interface (com alguns efeitos de tela cheia). Os visuais são nítidos e limpos, e quanto maior a resolução, melhor a aparência. Para a melhor experiência, recomenda-se jogar em um monitor de 1440p (ou superior) com taxa de atualização de 120Hz ou mais. [Jogar em 1080p/60Hz ainda é agradável, mas não ideal.]
--JOGABILIDADE RÍTMICA--
Rhythm Storm é uma experiência musical, mas não é um jogo de ritmo tradicional. As ações do seu veículo não estão sincronizadas com a música — mas grande parte do mundo está. As ondas de inimigos mudam a cada 8 compassos, os power-ups e o cenário pulsam no ritmo, a interface se move com a batida, e muitos inimigos também. O aparecimento de inimigos também segue a música. Apesar da forte presença musical, você não precisa ter talento musical nem apertar botões no ritmo para ter sucesso.
--FÓRMULA BULLET HEAVEN APRIMORADA--
Na essência, Rhythm Storm é parecido com outros jogos do tipo Bullet Heaven/Sobrevivência de Hordas. No início da partida, você configura as melhorias iniciais do seu veículo, incluindo as armas iniciais. Também escolhe 4 categorias de tipos de upgrade (conhecidas como Conjuntos de Upgrade).
Durante o jogo, você derrota inimigos e coleta XP. Ao acumular XP suficiente, escolhe entre 2 conjuntos de upgrades. Cada conjunto contém 3 melhorias: duas da categoria escolhida e uma aleatória. É mais simples do que parece, mantendo o ritmo fluido e oferecendo várias possibilidades de construção e escolha. Mais opções são desbloqueadas ao ativar o modificador de re-roletar (melhorias semi-permanentes de progressão).