Panzer Dragoon Saga é um RPG (RPG) de 1998 publicado pela Sega e desenvolvido pela Team Andromeda para o Sega Saturn. Ele se afasta da jogabilidade de tiro em trilho linear da série Panzer Dragoon, introduzindo elementos tradicionais de RPG, como encontros aleatórios, batalhas semi-turno e exploração de roaming livre. O jogador controla Edge, um jovem mercenário que monta um dragão poderoso e encontra uma garota misteriosa de uma civilização desaparecida. O desenvolvimento começou no início de 1995 ao lado do Panzer Dragoon II Zwei (1996). A Sega sentiu que um RPG era fundamental para ter sucesso contra o PlayStation e queria competir com Final Fantasy VII. O jogo passou por um árduo processo de desenvolvimento. Grande parte do desafio veio de incorporar os elementos de tiro da série em um RPG com computação gráfica 3D completa e dublagem; ambos eram recursos incomuns nos RPGs da época e levaram o Saturn aos seus limites técnicos. Dois membros da equipe morreram durante o desenvolvimento, o que o diretor Yukio Futatsugi atribuiu às condições estressantes de trabalho da indústria de videogames. Panzer Dragoon Saga é o jogo de Saturno mais aclamado pela crítica e frequentemente listado como um dos melhores jogos de todos os tempos; ganhou elogios especiais por sua história, gráficos e combate. No entanto, o jogo sofreu com um lançamento limitado no oeste, pois a Sega mudou o foco para seu console Dreamcast e as vendas mundiais foram fracas. Não foi relançado e as cópias em inglês são vendidas por preços altos. Após seu lançamento, a Sega desfez o Team Andromeda; vários membros da equipe se juntaram ao estúdio Smilebit da Sega e desenvolveram o jogo final da série, Panzer Dragoon Orta (2002), para Xbox.