Mortal Kombat: Deception é um videogame de luta desenvolvido e publicado pela Midway como a sexta parcela da franquia de videogame Mortal Kombat (MK). Foi lançado para PlayStation 2 e Xbox em outubro de 2004, e para Nintendo GameCube em março de 2005. Mortal Kombat: Deception segue o enredo da quinta parcela, Deadly Alliance. A história gira em torno do renascimento do Rei Dragão Onaga, que tenta conquistar os reinos apresentados na série após derrotar os feiticeiros Quan Chi e Shang Tsung, os principais antagonistas do jogo anterior, e o Deus do Trovão Raiden, defensor do Reino da Terra. Os guerreiros sobreviventes dos títulos anteriores unem forças para enfrentar Onaga. Vinte e seis personagens estão disponíveis para jogar no jogo, com nove fazendo sua primeira aparição na série. Deception contém vários novos recursos da série, como jogos de xadrez e quebra-cabeças com os personagens MK e um modo online. O modo Konquest retorna da Deadly Alliance, mas segue a vida de Shujinko, um guerreiro que é enganado por Onaga para procurar artefatos para dar a Onaga mais poderes. Em novembro de 2006, a Midway lançou Mortal Kombat: Unchained, uma versão para o PlayStation Portable, que adiciona personagens do título anterior ao jogo. O co-criador da série, Ed Boon, projetou Deception para ser um jogo de luta imprevisível e incluiu novos recursos, como os minijogos, como surpresas. Várias partes da Deadly Alliance, como combos e arenas, foram redesenhadas para serem mais realistas e também mais interativas. Deception foi bem recebido pelos críticos de videogame, que elogiaram as lutas e os novos recursos. O Modo Konquest, no entanto, recebeu críticas por dublagem pobre. Diversas publicações consideram Deception o melhor jogo de luta de 2004.