Assault Squad é principalmente um jogo de tática em tempo real, mas se volta mais para a estratégia do que seus antecessores devido à ausência de qualquer cenário de "força fixa" (ou seja, sem reforços). Ele é conduzido por uma simulação complexa que rastreia munição e combustível, inventários para cada unidade, cobertura e linha de visão, combate de tanques com penetração e deflexão de projéteis, campo de visão e muito mais.
Embora o Assault Squad seja voltado para o modo multijogador, o novo modo cooperativo Skirmish pode ser jogado offline sem um parceiro. Como nos jogos anteriores da série, Assault Squad inclui um recurso de "controle direto" que permite ao jogador assumir o controle de qualquer unidade em campo. Isso permite um controle preciso durante os tiroteios, como preparar granadas antes de lançar e mirar em peças específicas de um tanque. O multijogador usa o cliente GameSpy e possui um sistema de classificação Elo integrado. As partidas multijogador podem ocorrer em dezenas de mapas e entre os jogos cinco facções. Novos mapas multijogador estão sendo lançados como DLC.