A segunda parcela da franquia God of War e exclusiva para o console PlayStation 2 da Sony. O jogo usa conceitos básicos do gênero hack-and-slash, como seu antecessor, e foi desenvolvido pelo estúdio Santa Monica, que é subsidiária da Sony Entertainment. O jogo é reconhecido como um dos melhores para o console da Sony e o melhor do gênero game in action em 2007. O jogo foi lançado para Sony Playstation 2 já no momento em que a terceira versão do console já estava vendendo há quatro meses. Os desenvolvedores explicaram sua decisão: cem milhões de pessoas já jogam no PlayStation 2, enquanto no console da próxima geração os jogadores iriam apenas adotar o novo hardware.
O jogador controla Kratos, que na primeira parte matou o deus da guerra Ares e tomou seu lugar. O jogo depende fortemente da mitologia grega antiga e a usa como inspiração e a principal fonte para os inimigos e o design de NPCs, bem como o design de locais. No entanto, o jogo não é uma grande fonte de fatos históricos precisos: a história da Grécia Antiga foi reescrita em consideração ao gênero e ao universo do jogo, cujas regras foram estabelecidas na primeira parte.
A história Rei dos deuses Zeus trai Kratos e o mata, mas o espartano é salvo do Submundo por outra deusa Gaia, que convida Kratos para encontrar as Irmãs do Destino e ir ao passado e prevenir seu próprio assassinato. A jogabilidade permanece a mesma: o jogador pode usar vários ataques, que podem ser combinados e melhorados com a ajuda da moeda do jogo coletada dos inimigos. O jogo tem muitos eventos Quick-Time, principalmente eles são usados em batalhas com chefes e em movimentos combinados de finalização. Chefes no jogo, em comparação com a primeira parte, aumentaram significativamente.