Já se passaram três anos desde que Yoshitune Minamoto e Benkei Musashibo, guerreiros do Clã Genji, derrotaram o Clã Heishi em uma guerra pelo "Amahagane". Os Amahagane são joias sagradas que concedem aos donos poderes divinos, como o Kamui. Agora, rumores estão se espalhando de novas criaturas ímpias lutando com guerreiros Heishi, mesmo sem os poderes de Amahagane. Yoshitsune e seus companheiros devem sacar suas armas novamente e, com a nova força dada a eles pelo Amahagane, derrotar o novo mal para salvar todo o Japão.
Genji: Days of the Blade, sequência do jogo para PlayStation 2 Genji: Dawn of the Samurai, é um jogo de ação, baseado no Japão antigo/feudal, no qual você deve derrotar uma nova e misteriosa fonte do mal para salvar seu país. Você controla um dos quatro personagens (alteráveis em tempo real), cada um com suas próprias armas, habilidades, pontos fortes e fracos.
Yoshitsune Minamoto e Benkei Musashibo, os personagens principais do jogo anterior, juntam-se a Gozen Shizuka e Lord Buson para completar sua missão. Yoshitsune é um jovem guerreiro que empunha uma katana em cada mão, Benkei é um poderoso monge guerreiro que usa uma clava de guerra e uma naginata como armas. Shizuka é uma sacerdotisa ágil que é adepta de lâminas acorrentadas, e Buson é um Deus da Guerra do Mundo Superior que carrega um sabre duplo e pode usar poderes sobrenaturais.
O jogo envolve lutar contra muitos inimigos e chefes com ataques regulares, ataques combinados e Kamui. Kamui é um poder que você pode usar para convocar um espaço mágico ao seu redor, no qual você desencadeia vários ataques especiais aos inimigos ao redor pressionando botões em série à medida que aparecem na tela. Sua barra de Kamui se enche à medida que você acerta golpes bem-sucedidos nos oponentes. Os personagens viajam através de ambos os níveis com base em locais reais no Japão e locais de fantasia, derrotando tudo, desde guerreiros Heishi regulares até caranguejos inimigos gigantes e mutantes. O design de níveis envolve elementos de plataforma e a resolução de pequenos quebra-cabeças, como destruir flores Masho espalhadas por uma área para abrir uma porta.
O jogo também possui elementos de RPG; você coleta Amahagane e Mashogane escondidos ao redor dos níveis e de inimigos caídos. Eles podem ser usados para aumentar as estatísticas do personagem e o poder de ataque da arma, respectivamente. Você também pode encontrar novas armas e itens, como ervas com propriedades curativas ou pergaminhos que dão bônus de ataque por um período de tempo.