The Sims 2: Vida Noturna é o segundo pacote de expansão para The Sims 2, sendo seu foco principal a programação noturna. Em um novo bairro chamado Centro da Cidade, os Sims poderão se divertir com karaokê, clubes de dança e casas de boliche. Também houve a inclusão de uma nova classe de Sims, os Vampiros.
Esta é uma expansão que recicla os ideais de uma das expansões de The Sims: Encontro Marcado. Nela foi a primeira vez que os Sims puderam sair de sua casa para jogar em outros lugares, como restaurantes, lojas e clubes de dança. Vida Noturna também segue esta linha.
Entre as novidades está uma nova aspiração do Prazer (feita para Sims que procuram curtir o que a vida tem a oferecer), novas interações (ex. "Beijo...Agarrando") e cerca de 125 novos itens. Os NPCs que um Sim pode namorar podem lhe mandar cartas, dependendo da performance no encontro.
Os Sims finalmente poderão ter carros, um desejo dos fãs do jogo desde sua primeira edição, ao invés de depender de caronas. Existem diversos modelos e cores para escolher. Podem ser construídas garagens para que os Sims estacionem seus carros em suas casas. É preciso ser no mínimo adolescente para poder dirigir um carro.
A forma de ver os lotes foi expandida na expansão, agora é possível ver outros lotes da vizinhança enquanto se está dentro de um lote. Os jogadores podem sair de um lote para outro sem ter que passar pela visão completa da vizinhança, no modo Opções.
A visão da vizinhança agora pode alternar entre dia e a noite, podem ser colocados prédios em sua vizinhança, mas apenas para fins decorativos, nenhum deles pode ser realmente habitado por um Sim. Foram criados 2 novos tamanhos para lotes, um Pequeno (3x1) e um Enorme (5x6). Os Sims também podem criar grupos de amigos para se reunir em lotes do Centro da Cidade ou para realizar festas particulares. Cada Sim pode guardar quase qualquer objeto de uma casa em seu inventário, bom para não perder os itens de aspiração ao fazer uma mudança.
Novas Características.
Além de trazer um pacote com 125 novos itens, Vida Noturna ainda aprimora a forma de se jogar The Sims 2 em diversas maneiras:
Vampiros.
Vida Noturna adiciona a espécie dos vampiros, que são encontrados nos clubes do Centro da Cidade, embora seja raro ter acesso a eles. Existem somente 4 vampiros que vem com o The Sims 2: Vida Noturna, mas é possível criar outros à medida que os Sims jogáveis se transformam em vampiros e transformam NPCs e personagens jogáveis. Só é possível encontrar vampiros à noite.
Para que um Sim possa ser mordido por um vampiro e se tornar um deles, é necessário um nível avançado de relacionamento (acima de 30 na barra de relacionamento permanente) entre os dois, até a iniciativa da mordida. Para evitar que um sim vire um vampiro, deve-se evitar conversar muito com algum vampiro. Vampiros não conseguem viver sob a luz do Sol, se deteriorando em poucos segundos se forem expostos. Por isso, durante o dia, é necessário que o Sim-vampiro se esconda dentro de um caixão, até chegar a noite, quando suas necessidades nunca baixam.
Sims Vampiros também podem se transformar em morcegos, o que facilita a sua locomoção. Além disso, o vampirismo não é congênito (não é transmitido de pai para filho). Se o jogador tiver instalado o pacote de expansão The Sims 2: Vida de Universitário, seus Sims podem ser vampiros e zumbis ao mesmo tempo.
Você pode encontrar muito mais facilmente Sims Vampiros se tiver a Recompensa comercial "Cabeça para números" [?]. Todos os vampiros tem o nome começando com "Conde" ou "Condessa", sendo assim mais fácil de encontrar um sim vampiro no Computador (Ex.: Bater papo com... Conde Paco).
É Legal / Não é Legal.
Agora, cada vez que um Sim for criado, ele ganha o direito de escolher 2 características para associar com o que É Legal e uma para associar com o que Não é Legal. Estas novas características compõem a "Química" entre os Sims. Se um Sim tiver as mesmas ideias sobre o que é ou não legal, o relacionamento irá avançar com mais facilidade, representado por um ícone de raio na tela de relacionamentos. O jogador pode escolher entre os seguintes gostos para seu Sim:
- Perfume
- Mau Cheiro
- Obesidade
- Forma Física
- Roupa Formal
- Roupa de Banho
- Roupas de Baixo
- Vampirismo
- Chapéus
- Barba e Bigode
- Óculos
- Maquiagem
- Maquiagem de Rosto Inteiro
- Cores de Cabelo (1 Para cada estilo: Loiro, Marrom, Preto, Ruivo, Grisalho e Personalizado)
Todos os Sims, incluindo os criados antes da instalação da expansão, os já inclusos no jogo e os NPCs, ao instalar os pacotes de expansão Vida Noturna, Tempo Livre ou Vida de Apartamento recebem uma poção grátis chamada "ReNoVaTrix" que permite modificar os gostos sobre o que É Legal e o que Não é Legal. Caso o jogador não tenha a expansão Vida Noturna, mas tenha qualquer outra que foi lançada posteriormente, também terá acesso à essa poção, mas não poderá escolher as opções "Perfume" e "Vampirismo", características somente presentes em Vida Noturna. Essa poção pode ser encontrada no inventário dos Sims
Cigana Casamenteira.
A Cigana Casamenteira pode ser chamada pelo telefone na área de serviços. A Cigana vende a "Poção do Amor 8.5", custando § 350 a dose, ela dá ao Sim um rápido efeito de conquistador sobre algum outro Sim, similar aos "Óculos de Sol Da Hora", presentes no The Sims 2. As Ciganas também oferecem um antídoto anti-vampiros chamado "Vampirocilina-D", que pode curar os efeitos causados pelas mordidas dos Vampiros.
Para os Sims que estão com dificuldades de achar um par, a Cigana pode usar sua bola de cristal para achar um par perfeito, de acordo com o determinado nas seleções É Legal/Não é Legal, tudo dependendo da generosidade oferecida, de § 1 até § 5000.
Algumas ligações entre expansões são possíveis, como quem obtiver The Sims 2: Vida de Apartamento e sua química constarem Feitiçaria e Chapéus e em Não é Legal Perfume, Joias ou Planta-Sim (disponível somente em The Sims 2: Quatro Estações), pode chamar a Cigana e pedi-la para invocar uma bruxa, por § 5000
Encontro.
Os Sims agora podem marcar encontros, que podem ser realizados tanto em lotes externos quanto na própria casa do interessado. Quando um encontro começa, uma nova barra surge, em uma espécie de termômetro que marca a intensidade do encontro. As classes estão divididas em: Encontro dos Sonhos, Incrível, Excelente, OK, Meio Caído, Ruim e Horrível.
A barra do termômetro aumenta conforme as interações entre os 2 Sims envolvidos ocorram bem, e seus desejos forem realizados. Para facilitar o jogo, pode-se ter acesso aos desejos e temores do parceiro(a) durante o encontro. O jogador tem um limite de tempo de 3 horas no início do encontro, começando na classificação OK, se o jogador conseguir alcançar uma classe superior, o tempo limite será aumentado e as necessidades de ambos os sims serão melhoradas. Dependendo do resultado final do encontro, o jogador pode receber desde uma carta de amor até um buquê de rosas com mensagens bastante picantes.