JackkyFrostt
(3.5)
*Space Hulk: Deathwing (Enhanced Edition)*
----------------------------------------------------
Antes de tudo, sinto que preciso deixar aqui o link do vídeo onde tomei conhecimento sobre este jogo, já que, apesar de eu ser muito interessado por jogos ambientados no universo de Warhammer 40k, este game não carrega o nome da franquia em seu título.
https://www.youtube.com/watch?v=lFCEwt6MKb8&t=853s (Vídeo muito bom, por sinal)
Este se trata de um FPS com muito foco no coop, mas que também pode ser jogado solo. O jogador comanda uma pequena equipe em missões que exigem tanto poder de fogo quanto estratégia.
O objetivo principal das missões gira em torno de explorar e varrer as ameaças monstruosas dos interiores de uma gigantesca nave espacial abandonada, denominada "Space Hulk". O jogador assume a pele de um integrante da Deathwing (elite dos Dark Angels) e, junto de sua pequena equipe, explora a nave colossal com o objetivo de eliminar ameaças Genestealer, recuperar dados ou artefatos, proteger áreas específicas e destruir ou selar locais perigosos.
Como eu citei, a jogabilidade é focada na ação cooperativa e na tática. O jogador comanda sua equipe de NPCs/Bots emitindo ordens, como curar, atacar ou defender, o que adiciona mais complexidade ao combate. Toda a gameplay é propositalmente lenta e pesada, trazendo a sensação de controlar um guerreiro com sua armadura robusta e armas IGNORANTES. A campanha proporciona bastante diversão para amantes de FPS no estilo hordas (vibe Left4Dead/Killing Floor), mas sofre com um pouco de repetitividade. Já o modo multiplayer é onde o jogo realmente brilha, permitindo partidas cooperativas com até quatro jogadores, onde o trabalho em equipe se torna extremamente necessário para sobreviver às ondas de inimigos.
As mecânicas buscam equilibrar combate intenso com elementos de estratégia e progressão de personagem, tudo imerso em um cenário claustrofóbico. O armamento é um dos pontos altos do jogo e oferece uma boa variedade de armas conhecidas do universo Warhammer 40k. Além disso, o jogador pode alternar equipamentos entre as missões, personalizando o loadout de acordo com o estilo de jogo. A Enhanced Edition introduziu um sistema de progressão mais completo, especialmente no modo multiplayer. Existem diferentes classes jogáveis, cada uma com sua própria árvore de habilidades, incluindo:
- Bibliotecário (Librarian) – Focado em habilidades psíquicas, como rajadas mentais e explosões de energia.
- Apotecário (Apothecary) – Suporte, com habilidades de cura e buffs para o esquadrão.
- Tactical e Heavy Weapon – Mais voltadas para poder de fogo e resistência.
As árvores de habilidades permitem desbloquear upgrades, mais vida, resistência, melhorias em armas e habilidades ativas (como poderes psíquicos).
A interação com o cenário é bem funcional dentro da proposta do jogo. O ambiente é quase sempre fechado e linear, mas há pontos de interesse que podem ser utilizados de forma tática, já que portas podem ser abertas, trancadas ou soldadas, permitindo preparar emboscadas ou proteger áreas; painéis de controle permitem acessar dados ou abrir novos caminhos; e terminais/relíquias podem ser analisados para completar objetivos secundários.
É um jogo muito agradável para quem gosta do gênero e tem aquela vontade insaciável de controlar guerreiros no estilo de Space Marine, devastando hordas e mais hordas de criaturas alienígenas. Infelizmente, seu preço cheio de R$ 99,90 é BEM salgado para um jogo desconhecido que foi lançado em 2016 e ganhou sua versão Enhanced em 2018. Recomendo muito aguardar uma boa promoção, pois esse jogo vale esse valor todo não...
----------------------------------------------------
7.6