Sonic Riders: Zero Gravity é um videogame de corrida de hoverboard desenvolvido pela Sonic Team e publicado pela Sega para o PlayStation 2 e Wii. É o quinto jogo de corrida da série Sonic the Hedgehog e a segunda entrada da trilogia Sonic Riders. Uma porta para o Xbox 360 foi cancelada durante o desenvolvimento, enquanto uma sequência, Sonic Free Riders, foi lançada exclusivamente para esse sistema em 2010.
A jogabilidade em Zero Gravity é bastante semelhante ao seu antecessor, com personagens correndo em diferentes tipos de hovercraft chamados "Extreme Gear". Além da mecânica do jogo anterior, Zero Gravity adiciona um novo sistema de jogabilidade baseado na gravidade que substitui o sistema de "combustível" do antecessor. Durante a corrida, realizar truques e outras ações aumentará os Pontos de Gravidade de um personagem, ou GP. Se os jogadores acumularem GP suficientes no momento em que entrarem em certas áreas da pista, eles entrarão em uma Zona de Gravidade Zero, onde poderão realizar uma das duas manobras. Um mergulho de gravidade criará um pequeno buraco negro que aponta a gravidade para a frente na pista, dando ao jogador um poderoso impulso de queda livre que é aumentado ainda mais ao atingir objetos nas proximidades que o buraco desloca, como carros ou placas. Alternativamente, o Controle de Gravidade alterará a gravidade do percurso, permitindo que os jogadores alcancem áreas e atalhos inacessíveis. Os jogadores também podem usar o Gravity Drift para manobrar mais facilmente em curvas fechadas.