Ozma Wars é um jogo de arcade de tiro fixo de 1979 e o primeiro jogo desenvolvido e publicado pela SNK, que ainda era conhecida como "Shin Nihon Kikaku" na época. O jogo também é conhecido como o segundo jogo de tiro vertical, depois de Taito's Space Invaders (que rodava no mesmo hardware de arcade), mas também é conhecido como o primeiro jogo com "níveis" díspares. O jogo também se destaca por ser o primeiro jogo de ação a apresentar um suprimento de energia, semelhante a uma barra de vida, mecânica que agora se tornou comum na maioria dos jogos de ação modernos. O jogo permitia ao jogador reabastecer energia entre cada nível e apresentava uma grande variedade de inimigos alienígenas. O jogador controla uma nave espacial que deve afastar OVNIs, meteoros e cometas.
Em vez de vidas, o jogador recebe uma reserva de energia que diminui constantemente; ser atingido pelo inimigo faz com que o jogo pare momentaneamente e uma grande quantidade de energia se esgote. De vez em quando, uma nave-mãe aparecerá e atracará na nave do jogador, permitindo que a energia seja recarregada. Existem 3-4 fases reconhecíveis à medida que o jogo avança e novos inimigos começam a aparecer. Depois disso, a nave-mãe aparecerá e o ciclo recomeçará; isso continua indefinidamente até que a energia chegue a zero. Existem duas versões piratas conhecidas deste jogo, chamadas Space Phantoms e Solar Flight. Em Space Phantoms a nave do jogador parece um anjo e os inimigos aparecem como diferentes tipos de insetos. Devido ao jogo ser monocromático e um kit de conversão para Space Invaders, muitos monitores Ozma Wars ainda utilizavam a sobreposição de cores Space Invaders.