Oddworld Adventures é um demake do Oddysee de Abe devido às limitações do Game Boy, e o jogo é massivamente reduzido para apenas uma área, o Templo Paramoniano. Uma sequência foi lançada mais tarde, conhecida como Oddworld Adventures II, principalmente baseada no Exoddus de Abe, e com muitos elementos aprimorados em relação ao original.
O jogo contém ações do GameSpeak, embora sejam usadas apenas em um único quebra-cabeça no jogo, e existem apenas quatro, já que o Game Boy tem muito menos botões do que o controle PSX. As quatro ações do GameSpeak são peidar, apito alto, apito baixo e canto. Em vez de ter uma opção de salvar, o jogo tem um recurso de senha de cinco letras.
Neste jogo, o canto é ativado pressionando e segurando o botão Select. Se não houver nada para possuir na tela, Abe fará um grunhido, indicando que atualmente não adianta tentar cantar naquela área. Abe ainda tem a capacidade de se esgueirar pressionando o D-pad enquanto se move para a esquerda ou para a direita.