Lançado originalmente em 21/02/2006, Galactic Civilizations II (GalCiv II) é um grande jogo de estratégia 4X ambientado no século 23, quando várias civilizações alienígenas lutam para conquistar a galáxia, planeta por planeta, pela força, diplomacia, influência (cultura ) ou tecnologia. GalCiv II concentra-se na experiência para um jogador que consiste em um modo Campanha e um modo "Sandbox", e omite o modo multijogador. O jogo se destaca pela inteligência artificial, que é desafiadora sem receber recursos e habilidades não disponíveis ao jogador, como é comum na maioria dos jogos de estratégia. Galactic Civilizations II: Dark Avatar é o primeiro pacote de expansão do jogo de estratégia baseado em turnos Galactic Civilizations II: Dread Lords. Ele adicionou novos recursos, como: Duas novas civilizações: uma ramificação genocida de Drengin chamada Korath e uma civilização chamada Krynn, Uma nova campanha na qual o jogador lidera o Império Drengin, A capacidade de criar oponentes personalizados, Uma estatística de "ambiente" para planetas, que determinarão qual civilização pode colonizar inatamente ou quais tecnologias serão necessárias para outras civilizações colonizarem planetas diferentes. Um papel aprimorado para a espionagem, sendo contratados "agentes" especiais que podem conduzir várias missões, como sabotagem ou desestabilização, em rivais mundos, ou atuar como contra-agentes contra agentes rivais que tentam conduzir missões nos mundos do jogador, campos de asteróides no mapa espacial, para os jogadores minerarem recursos. Os recursos dos campos de asteróides são direcionados para planetas onde aumentam a capacidade de fabricação, Uma grande quantidade de novos cascos de navios e joias e O extermínio de duas civilizações durante a campanha - as duas civilizações exterminadas ainda estarão disponíveis no modo "sandbox", mas não aparecerão nas versões futuras do jogo. Galactic Civilizations II: Twilight of the Arnor é o segundo pacote de expansão do videogame de estratégia baseado em turnos Galactic Civilizations II: Dread Lords. Ele adicionou novos recursos, como: A capacidade de destruir sistemas solares com naves enormes chamadas "Terror Stars", Árvores tecnológicas exclusivas, melhorias planetárias e armas para cada civilização, Um ponteiro de mapa e editor de cenário personalizado, Novos gráficos que reduzem os requisitos de memória gráfica em mais de 90% e um novo tamanho de mapa que permite jogos que podem levar milênios para serem concluídos. A Atualização da Comunidade com suporte oficial, incluída em todos os lançamentos recentes da Ultimate Edition, corrige bugs graves na IA que estavam presentes em Twilight of the Arnor.