ExeKiller é um jogo de ação e aventura em primeira pessoa com uma história de múltipla escolha. O enredo do jogo se passa em um mundo distópico de realidade alternativa, no qual uma humanidade dizimada luta para lidar com os efeitos de uma catástrofe massiva que destruiu a Terra, transformando-a em um deserto escaldante.
O jogador assume o papel de Denzel Fenix, o homônimo Exekiller – um caçador de recompensas a serviço da Helion, a onipresente corporação com sede em uma estrutura gigantesca que se eleva sobre as ruínas de Nova York. Ao longo do jogo, Denzel descobre a verdade sobre si mesmo, e essa revelação o coloca na mira de várias facções poderosas. A partir daí, começa um perigoso e difícil jogo de sobrevivência. E cabe apenas ao jogador decidir como Exekiller desenrola esta batalha.

O mundo do jogo consiste em um ambiente semiaberto com um hub central, muitos locais menores com longas distâncias entre eles e perigos ambientais, como inimigos inesperados ou condições climáticas perigosas. A jogabilidade é projetada principalmente em torno do princípio da "escolha". Ao completar missões, o jogador nunca estará limitado a um caminho ou solução para cada problema encontrado. As decisões tomadas pelo jogador afetarão claramente a atitude dos NPCs, os diálogos e os possíveis finais, tornando cada jogada única.
PRINCIPAIS RECURSOS
Ambiente central semiaberto com bastante liberdade
O mapa se abre gradualmente. A conclusão das missões principais afeta o estado do mundo, permitindo que o jogador tenha acesso a novas áreas, arsenal e opções para o enredo. Logo no início do jogo, o jogador recupera seu carro - o Appaloosa, tornando o livre-arbítrio mais acessível e recompensador.
Cenários e visuais únicos
O mundo de Exekiller é único, combinando avanços tecnológicos retrofuturistas com cenários pós-apocalípticos - tudo servido com uma vibe de filme de faroeste. A paleta de cores e outros elementos visuais — tons quentes de laranja e marrom — transportam o jogador para a década de 1970, o que, combinado com um HUD não intrusivo, cria uma experiência retrô totalmente imersiva.
Narrativa linear com escolhas não lineares
Em cada missão, o jogador tem a oportunidade de escolher seu caminho. Seja poupando vidas ou acabando com elas, trapaceando ou obedecendo à lei, saqueando o dinheiro ou devolvendo-o intacto — essas escolhas afetarão seu caminho até o fim do jogo. Muitos dos efeitos das escolhas de um jogador não serão visíveis de antemão, mas causarão mudanças significativas o suficiente para que o jogador tome cuidado com seus passos.
Diálogos que importam
Um sistema de diálogo dinâmico que não interrompe a jogabilidade — o jogador mantém total liberdade de movimento e ação, possibilitando manter uma conversa enquanto dirige ou atira, por exemplo. Os diálogos no jogo são muito importantes; usá-los permitirá que o jogador encontre soluções alternativas para sua tarefa atual. Escolha seu próprio estilo de jogo. Se o jogador decide avançar com armas em punho para obter a recompensa ou adotar uma abordagem sorrateira, usando agendas e habilidades de hacker, convencendo-se a defender seu ponto de vista, ou tudo isso, depende dele. A jogabilidade é projetada em torno do princípio principal: escolha. Progressão do personagem. Sem XP ou aumento de nível – toda a progressão do jogador virá de sua escolha de mods, aprimoramentos e tecnologias implementadas em armas. Recompensas por missões e missões únicas enriquecerão o arsenal do jogador, expandindo sua escolha de armas e táticas de encontro disponíveis.