A Koei nos traz novamente uma nova adição à série Dynasty Warriors. Esta parcela ainda apresenta o mesmo enredo baseado no Romance dos Três Reinos, com os vários oficiais como personagens jogáveis. A lista de personagens e a aparência são as mesmas de Dynasty Warriors 6, o que significa que alguns dos personagens do jogo anterior não estão disponíveis.
A diferença neste é que o jogador pode escolher apenas um personagem para a força escolhida (ou Wei, Wu ou Shu) que começa em uma vila que funcionará como o hub, ou acampamento, de onde as batalhas do jogo são acessadas . Ao completar as missões da história, alguns personagens são adicionados e podem ser jogados sem iniciar um novo jogo, o que significa que todas as armas, itens e materiais adquiridos serão mantidos.
O personagem escolhido pode ser personalizado de várias maneiras. Além da arma principal, uma arma secundária, escolhida entre vários tipos de armas, pode ser equipada. Ambas as armas podem ser trocadas a qualquer momento durante a batalha, para acomodar a situação. Uma nova adição é o sistema Chi que permite definir habilidades especiais para o personagem, existem quatro slots para equipar o Chi (os dois braços e pernas). As armas também podem ser personalizadas adicionando Orbes que dão habilidades diferentes, como propriedades elementares.
Na vila, o jogador pode trocar materiais, comprar armas, itens para usar na batalha, habilidades de Chi e Orbes. Alguns NPCs podem aparecer na vila, alguns dando materiais ou itens, ou cartas de Oficiais, que podem ser definidas para ajudar no crescimento da vila. Com o tempo, itens melhores podem ser adquiridos nas lojas.
Ao falar com o quadro de missões ou com o Guarda no portão da vila, as principais Missões ou Solicitações podem ser escolhidas. Cada batalha é uma série de pequenos mapas onde vários soldados inimigos e armamentos são combatidos, eventualmente levando ao comandante do exército inimigo. O objetivo de cada batalha pode variar, alguns são objetivos clássicos como "Derrote o Comandante" e alguns, menos orientados para a batalha, como "Recuperar todas as caixas do tesouro". Além disso, também existem missões bônus que exigem que o jogador derrote uma determinada unidade, atingindo um certo ponto antes de um certo tempo, etc. Cada missão bônus dá pontos de experiência extras após a conclusão.
Outras novidades no sistema de batalha são a possibilidade de ter batalhas aéreas, e a principal característica do jogo: o Modo Fúria, desencadeado quando o medidor Fury (substituindo o medidor tradicional Musou) está cheio. O personagem furioso tem melhores estatísticas e conjuntos de movimentos, e pode desencadear o infame ataque Musou para causar algum dano extra.
Para adicionar ao visual surreal do jogo, alguns novos chefes são na verdade armas gigantescas e geralmente exigem a ajuda de outros jogadores para derrotá-los. O modo multijogador está disponível apenas via conexão AdHoc e pode conectar até quatro jogadores.