Diddy Kong Racing é um videogame de corrida desenvolvido e publicado pela Rare para o Nintendo 64. Foi lançado em 21 de novembro de 1997 no Japão e na Europa e em 24 de novembro de 1997 na América do Norte. O jogo se passa em "Ilha da Madeira" e gira em torno de Diddy Kong e a tentativa de seus amigos de derrotar o antagonista-porco-mago intergaláctico, Wizpig, por meio da vitória de uma série de corridas. O jogador pode assumir o controle de qualquer um dos personagens apresentados ao longo do jogo. O Diddy Kong Racing apresenta cinco mundos com quatro pistas de corrida cada e a capacidade de dirigir um carro, um hovercraft ou pilotar um avião. O desenvolvimento do jogo começou após o lançamento de Killer Instinct 2 e pretendia ser um jogo de estratégia em tempo real conhecido como Wild Cartoon Kingdom durante os estágios iniciais. Com o passar do tempo, o jogo mudou de um jogo de corrida influenciado pelo Walt Disney World para um título único chamado Pro-Am 64, no qual a Nintendo não tinha envolvimento. Devido aos atrasos de Banjo-Kazooie, a Rare sentiu que precisava de uma propriedade intelectual mais forte para atrair um público mais amplo para um jogo com lançamento previsto para o Natal de 1997, tomando assim a decisão de girar em torno do personagem Diddy Kong. Diddy Kong Racing foi aclamado pela crítica após o lançamento. Os gráficos, áudio e jogabilidade foram os aspectos mais elogiados do jogo, porém pequenas críticas foram dirigidas à sua repetitividade. O jogo vendeu 4,8 milhões de cópias desde o lançamento e é o oitavo jogo mais vendido do Nintendo 64. Uma sequência cancelada, Donkey Kong Racing, estava em desenvolvimento para o GameCube, porém foi abandonado após a compra da Rare pela Microsoft por £ 375 milhões em 2002. Um remake aprimorado para o Nintendo DS intitulado Diddy Kong Racing DS foi lançado mundialmente em 2007.