JackkyFrostt
(3.5)
*Binary Domain*
-------------------------------------------------------
Apesar de ter uma atmosfera de FPS "genérico", o jogo consegue se destacar com muita ação e um enredo descontraído. Ele combina elementos tradicionais de ação com uma narrativa que aborda temas futuristas e apresenta mecânicas diferenciadas de interação com a IA.
A história de Binary Domain se passa em 2080, quando a humanidade depende fortemente de robôs para as tarefas diárias. Uma corporação ilegal começa a criar robôs que se assemelham a humanos, chamados de "hollow children", o que gera uma crise global sobre a diferença entre máquinas e pessoas. O jogador controla o soldado Dan Marshall, enviado a Tóquio para investigar essa corporação. O jogo possui um sistema de comando por voz, onde o jogador pode dar ordens à sua equipe utilizando um microfone ou comandos tradicionais (vale mencionar que sua pronúncia em inglês deve ser boa, caso contrário, o jogo simplesmente não irá obedecer). Além disso, há um sistema de moralidade baseado em como os companheiros respondem às suas ações, frases e decisões, ampliando a interação com os NPCs.
O game traz mecânicas de gameplay comuns para um shooter em terceira pessoa, mas o verdadeiro diferencial está na física do jogo, pois cada parte do robô pode ser destruída separadamente, afetando o comportamento dos inimigos. Por exemplo, destruir as pernas de um robô pode deixá-lo incapaz de andar, mas ele continuará rastejando e atirando.
Infelizmente, Binary Domain me trouxe alguns problemas bastante frustrantes, como:
- Configurações bugadas, que resetam a resolução e os gráficos constantemente.
- Péssima adaptação para controles (inclusive tentei usar o Steam Controller, mas a mira ficou horrível).
- É quase obrigatório baixar uma tradução para PT-BR se você não for fluente em inglês.
- Design de níveis repetitivo.
- Personagens genéricos que poderiam ter um desenvolvimento maior.
Apesar de seus defeitos, Binary Domain é uma ótima escolha para fãs de FPS em terceira pessoa. Mesmo com os problemas, o jogo oferece altas doses de diversão, uma boa narrativa e mecânicas inovadoras. Vale o preço cheio de R$ 27,99, mas entra em ótimas promoções ao longo do ano (chegando a custar menos de R$ 10).
-------------------------------------------------------
7.7