Pokémon Violet
(3.0)
O primeiro pokémon que eu joguei na vida foi o pokémon gold, de gameboy color. Aquele jogo me prendeu do inicio ao fim. Os ginásios eram legais, as musicas, os pokémons, o lance dos lendários aparecem aleatóriamente no mato, lembro que uma vez o raikou apareceu e eu joguei uma pokébola que falhou e nunca mais encontrei ele novamente. O gyarados vermelho foi o primeiro pokémon shiny que eu vi na vida, por conta disso esse pokémon se tornou um dos meus favoritos. E quando pensei que tinha zerado o jogo, descubro todo um pós-game incrível indo até o confronto com o red (ou Ash como eu chamava quando criança). Toda essa introdução é pra parametrizar os critérios que eu levo em conta em todos os pokémons que eu joguei até então.
- História
- Pokémons
- Pós game
Eu particularmente gosto do clichê de dominação mundial, bem contra o mal e etc. E nos últimos jogos da franquia eu não tenho visto isso (não vou incluir aqui os remakes). A aventura, pra mim, parece mais um passeio, algo que só ta ali pra te dar um pouco de contexto, dito isso, achei a história desse game totalmente dispensável, se não tivesse não faria falta.
Os pokémons dessa versão eu gostei em sua maioria, tem um ou outro aqui e ali que eu acho o design deles estranhos, mas acho que já ta melhor do que no SW/SH. A pokedéx aliás ta imensa, o que pra mim, que gosto de ficar pegando todos os pokémons novos que aparecem, acho muito bom. Em algumas areas eu fiquei bons minutos só capturando pokémons novos! Achei isso muito bom mesmo.
O pós game desse jogo eu achei ok, pelo menos tem alguma coisa ali pra fazer depois de terminar a história principal, melhor do que os outros pokémons que eu joguei.
Agora vamos para as partes do jogo que eu não gostei.
Primeiro, e acredito que é uma reclamação que já vem de alguns jogos pra cá. Gráficos. Claro, bons gráficos não fazem jogo bom. Porém, levando em conta o tamanho da franquia e comparando com outros jogos de mundo aberto dentro da mesma plataforma, é de se esperar um certo nível de qualidade, o que aqui não temos. Olhar para o horizonte é uma experiência curta e desagradável, você só vai fazer isso pra se localizar no mapa e achar o ponto onde você quer chegar. As únicas texturas que temos são nos pokémons, fora isso parece que todo o resto não carregou. Fora todos os serrilhados que te acompanham constantemente durante todo o jogo.
A mobilidade com o Miraidon, é ok. Mas as vezes parece que os comandos não respondem direito, principalmente ao tentar escalar montanhas. Voar é uma experiência um pouco frustrante. Ao tentar atravessar toda uma área, parece que o 'combustivel' do Miraidon acaba e você cai antes mesmo da metade do caminho. Andar na agua eu também não gostei muito, preferia ir para lugares mais altos e voar o máximo que der.
Os ginásios acho que foram a parte mais brochante pra mim. Geralmente os ginásios tem toda uma personalidade, que segue o seu líder. Cada ginásio era bem diferente um do outro. No SW/SH eu já tinha achado meio fraco, mas não tanto. Agora nesse eu achei muito ruim. Os líderes ainda tem uma personalidade, mas os ginásios se baseiam em prédios comerciais. Trazer o lugar comum para dentro do ginásio foi uma péssima ideia.
Os bugs. Não tenho muito o que falar sobre isso. O que mais me acompanhou durante toda a minha jogatina foram os bugs visuais quando entro em batalhas em declives e pokémons aparecendo dentro de paredes. O único que me incomodou foi quando eu capturei um Wattrel e ele deveria evoluir no level 25, porém o meu já estava no 30 e não tinha aparecido a animação ou opção de evolui-lo.
Agora o que eu gostei. O mundo aberto era uma coisa que todo mundo queria desde que o pokémon existe. Ter uma experiência parecida com o que é mostrado no anime já era um desejo de todos os fãs, aqui isso se concreta. Você pode ir pra qualquer lugar com muita facilidade, ver os pokémons interagindo entre si, poder desviar deles se quiser. Agora isso só tende a melhorar nas próximas versões
A nova mecânica de tera types. Iss abre um leque de oportunidades dentro de batalha, já que você consegue anular ou mudar suas fraquezas, isso é muito legal.
A mecânica de let's go que agiliza o processo de leveling é muito util. Em alguns momentos só é meio ruim mirar, porque você precisa acertar certinho no pokémon que você quer senão ele passa direto. Alías, quando seu pokémon perde numa batalha nesse modo e vem 'chorando' pra você, a cena é tão ridícula que chega a ser cômico, o que me divertiu em vários momentos.
Minha conclusão. Para quem gosta de pokémon, acho válido jogar, talvez esperar uma promoção e tal. Mas pra quem ta chegando agora nesse mundo, vai achar o jogo fraco e feio. A minha impressão é de que a gamefreak só sabia fazer jogo para os portáteis, quando veio para um console mais parrudo não conseguiu se adaptar ao hardware. Espero de verdade que a franquia volte a ser tão grandiosa como era nos gameboys.