Xbox e a Playground Games apresentaram o primeiro mergulho profundo em Fable, confirmado para lançamento no Xbox, PC (incluindo Steam) e PlayStation 5 no segundo semestre de 2026.
Durante o Developer Direct, a Playground prometeu humor britânico, dilemas morais e um mundo “verdadeiramente” aberto, com liberdade para ir aonde os jogadores quiserem. Os jogadores poderão customizar seu personagem e estilo de jogo em combate corpo a corpo, armas à distância e magias.
A Playground também prometeu uma variedade de atividades além de missões e combates, como trabalhos paralelos, romances, moradias e a possibilidade de conversar com NPCs.
O diretor do jogo, Ralph Fulton, disse: “Fable é o primeiro action RPG de mundo aberto da Playground, e não poderíamos estar mais orgulhosos de continuar o trabalho do lendário Lionhead Studios, os criadores originais da franquia. Embora nosso jogo seja um novo começo, acho que o que estamos fazendo é realmente fiel ao espírito da clássica trilogia Lionhead que todos amamos.”
De acordo com a Playground, cada NPC em Fable terá um nome e profissão únicos, e os jogadores poderão segui-los e monitorar suas ações enquanto vão trabalhar e, depois, voltam para casa para descansar.
A Playground chama esses NPCs de “População Viva”, que inclui mais de 1.000 personagens, cada um com papéis, personalidades e rotinas. Fable também tem um sistema de reputação, e os NPCs reagirão a você com base em suas ações no jogo.
“Então, se uma pessoa te vê chutando uma galinha, você começará a ganhar uma reputação de ‘Caçador de Galinhas’ – e se pessoas suficientes te virem fazendo isso, ou se você fizer muito, essa reputação se tornará uma das coisas pelas quais você é conhecido naquela vila”, explicou Fulton. “E as pessoas reagirão a você com base no que acham dessa reputação em particular.
“Mas, crucialmente, diferentes pessoas verão essa reputação de maneiras diferentes. Chutar galinhas não é objetivamente bom ou objetivamente mau de uma forma que todo mundo concorde – depende da visão de mundo única do NPC o que eles pensam de você por causa disso.”
No estilo clássico de Fable, os jogadores começam o jogo como uma criança crescendo na pacata vila rural de Briar Hill. É aqui que seus poderes heroicos surgem pela primeira vez, e você descobre que é o primeiro herói de Albion em uma geração.
“Mas não muito tempo depois, o desastre atinge, e as pessoas da sua vila, incluindo sua amada avó, são transformadas em pedra por um misterioso estranho. De repente sozinho no mundo, você embarcará em uma aventura que mudará Albion para sempre.”
O Fable rebootado trará muitos locais e personagens familiares dos jogos originais da Lionhead, mas a Playground diz que não está ‘preso’ à linha do tempo daqueles jogos e, narrativamente, o jogo representa “um novo começo” para a série.
No entanto, Fulton disse que a versão da Playground de Fable tem uma clara conexão com o design geral da Lionhead, e revelou que o projeto começou com a equipe lendo antigos documentos de design que estavam guardados.
“Algo que eu achei brilhantemente sucinto foi um dos documentos, que dizia: ‘Fable é Conto de Fadas, não Fantasia’ – o que é super legal”, contou ele. “Acho que nossa interpretação do que isso significa é que conto de fadas e fantasia provavelmente existem nas extremidades opostas de um espectro. Todos sabemos o que é fantasia – é The Witcher, é Skyrim, é O Senhor dos Anéis, é Game of Thrones. E tonalmente é bem grandioso, abrangente, geopolítico, sério. Você quase pode imaginar a paleta de cores da fantasia.
“E então o conto de fadas existe bem na extremidade oposta desse espectro. Contos de fadas são íntimos, são histórias pequenas sobre pessoas comuns; não são grandiosos e abrangentes, são muito pessoais e caprichosos e, no final das contas, lidam com o que acontece quando a magia toca a vida de pessoas comuns. E também eles têm esse componente moral.
“Acho que essa é uma descrição brilhante do que Fable realmente é – permeia nosso estilo de arte, nossa construção de mundo. Executamos realmente essa ideia de conto de fadas em todas as partes do jogo que estamos criando.”
O reboot de Fable da Microsoft, o primeiro desde o fechamento do desenvolvedor original Lionhead em 2016, está em desenvolvimento há algum tempo.