A relação entre animação e videogames é mais próxima que muita gente percebe. Se por um lado os jogos digitais dependem dessa mídia, utilizando-a em sua própria construção, de outro são muitas as produções que tem sua base nos games. A verdade é que, ao longo dos anos, a relação entre essas duas partes foi estabelecida em uma via de mão dupla, com grandes franquias passando das telinhas para a mídia interativa, ao mesmo tempo em que o contrário também ocorria.
Esse fenômeno não é novidade. A prática teve início nos anos 80, levando diversos jogos da Nintendo, por exemplo, para filmes e séries animados. Anos depois, a prática continua prevalente, e grandes sucessos recentes, como Castlevania, também tem sua origem nos videogames. E alguns casos, como em Pokémon, elas muitas vezes ultrapassam o sucesso de sua mídia original, se tornando mais conhecidos por sua adaptação e fazendo o caminho reverso, levando um novo público a conhecer os games.
No fim, existem muitas semelhanças entre esses dois meios, ambos sendo utilizados para criar mundos e contar histórias que conquistam o público. Também existem muitas diferenças, no entanto, que tornam ambos os meios únicos, permitindo seu relacionamento próximo mas ainda diverso.
Aqui, vamos apresentar alguns títulos e franquias que se tornaram animações, falando um pouco sobre sua história. Também vamos mostrar como, em certos casos, as adaptações vão muito além dos originais — seja expandindo seu universo, por conta de sua popularidade ou por serem lembrados devido aos seus fracassos. Vamos lá?
- Pac-Man
- Zelda
- Sonic X
- Carmen Sandiego
- Street Fighter
- MegaMan NT Warrior
- DOTA: Dragon's Blood
- Persona 5: The Animation
- Castlevania
- Pokémon