-A ideia do jogo: Temos que admitir que foi uma sacada inovadora quererem fazer um jogo de Lego com os personagens de Star Wars, incluindo elementos de quebra-cabeça e habilidades únicas para cada tipo de personagem. Cada personagem tem habilidades únicas dependendo se é um jedi, um sith, alguém com blaster, um dróide de protocolo, um dróide astromech...
-O legado que o jogo deixou: A ideia do jogo pode até ser meio simples (O que é perdoável levando em consideração que o público-alvo do jogo são crianças), mas temos que dar crédito a esse jogo porque foi a partir dele que os jogos de lego passaram a ter a forma que tem hoje, com jogos como Lego Star Wars: The Skywalker Saga (2022). Depois de Lego Star Wars I e II, os desenvolvedores usaram o jogo como base para desenvolver jogos parecidos como Lego Indiana Jones, Lego Batman, Lego Harry Potter, Lego Piratas do Caribe... Lego Star Wars I foi o primeiro deles, e por mais que não tenha sido o mais inovador, ele merece crédito por ter sido o primeiro.
O que eu não gostei:
-Fases e personagens faltando: O jogo tem alguns personagens que apareceram nos filmes, como Zam Wesell (Aquela caçadora de recompensas que tentou matar a Padmé no começo do Episódio II mas que acabou morta por Jango Fett) faltando e algumas fases como a sequência de perseguição de Anakin e Obi-Wan a Zam em Coruscant no começo do Episódio II ausentes.
-Erros na trilha sonora: Devido ao fato de que o jogo lançou antes de Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2005), muitas cenas das fases do Episódio III terminaram usando a trilha sonora de outros filmes de Star Wars.
-As interações são meio limitadas: Tá certo que eles corrigiram isso adicionando mais maneiras de interagir com o cenário das fases nos sucessores, mas esse jogo bem que podia ter mais elementos de interação.
Ainda assim, continua sendo um jogo legal e foi a partir dele que os jogos de lego puderam atingir um patamar diferente dos seus anteriores. É um bom jogo.