Knuckles' Chaotix é um jogo de plataforma side-scrolling de 1995 desenvolvido e publicado pela Sega para o 32X. Um spin-off da série Sonic the Hedgehog, o jogo apresenta Knuckles the Echidna e quatro outros personagens conhecidos como Chaotix. A história segue a equipe em seus esforços para impedir que o Doutor Robotnik e o Metal Sonic obtenham seis anéis mágicos e conquistem uma ilha misteriosa. A jogabilidade é semelhante aos jogos Sonic anteriores: os jogadores completam os níveis enquanto coletam anéis e derrotam inimigos. O Chaotix de Knuckles apresenta um sistema de parceria no qual o jogador é conectado a outro personagem por meio de uma corda. Essa corda se comporta como um elástico e deve ser manuseada adequadamente para manobrar os personagens pelas fases. Ao contrário de muitos outros jogos do Sonic, Knuckles' Chaotix não foi desenvolvido pela Sonic Team, mas por outra equipe de desenvolvimento interno da Sega. O desenvolvimento pode ser rastreado até Sonic Crackers, um protótipo de 1994 para o Sega Genesis que experimentou a mecânica de tethering e contou com Sonic e Tails. O conceito foi mantido quando o desenvolvimento fez a transição para o 32X sob o título provisório de Knuckles' Ringstar. Sonic e Tails foram removidos do jogo e substituídos por Knuckles e quatro outros personagens, incluindo Mighty the Armadillo, que apareceu pela primeira vez no jogo de arcade SegaSonic the Hedgehog (1993). A recepção da crítica ao Chaotix de Knuckles foi mista. Os críticos acharam a física de tethering complicada, embora alguns a tenham apreciado como uma tentativa da Sega de inovar na série. É visto como o último no estilo 2D "clássico" dos jogos Sonic antes da série mudar para 3D. Alguns personagens e conceitos introduzidos no jogo foram apresentados em jogos e mídia Sonic posteriores. Apesar do interesse dos fãs, não foi relançado além de um breve período pela GameTap em meados dos anos 2000.